Introdução à Computação Gráfica
com WebGL
Tópicos das aulas#
- 1. Seja bem-vinda(o)!
- 2. O que é uma imagem gerada por computador?
- 3. Sistemas Gráficos
- 4. Desenhando no Canvas HTML com JavaScript
- 5. Elementos de interação: botões, teclado e mouse
- 6. Gerando animações
- 7. Desenhando com o WebGL
- 8. Interação e animação com WebGL
- 9. Geometria e Programação Geométrica
- 10. Um pouco mais sobre Geometria e Programação Geométrica
- 10.1. Bases, vetores e coordenadas
- 10.2. Sistemas de Coordenadas
- 10.3. Coordenadas homogêneas
- 10.4. Múltiplos sistemas de coordenadas
- 10.5. Exemplo de mudança de sistemas de coordenadas
- 10.6. Mudança de coordenadas: caso geral
- 10.7. Produto vetorial
- 10.8. Orientação
- 10.9. Onde estamos e para onde vamos?
- 10.10. Exercícios
- 10.11. Para saber mais
- 11. Transformações afins
- 12. Desenhando com WebGL usando transformações
- 12.1. Transformações afins: revisão
- 12.2. Animação de círculos usando translação no vertex shader
- 12.3. Mais animação: usando escala
- 12.4. Mais animação: usando rotação
- 12.5. Matrizes de transformação no WebGL
- 12.6. Desenhando no WebGL usando matrizes
- 12.7. Desenhando objetos diferentes usando VAO (opcional)
- 12.8. Onde estamos e para onde vamos?
- 12.9. Exercícios
- 12.10. Para saber mais
- 13. Vistas 3D e projeções
- 13.1. Conversão para o sistema de coordenadas da câmera
- 13.2. Construção do sistema de coordenadas da câmera
- 13.3. Matriz de transformação da câmera
- 13.4. Projeção Perspectiva
- 13.5. Geometria Projetiva
- 13.6. Orientabilidade e o espaço projetivo
- 13.7. Novas coordenadas homogêneas
- 13.8. Onde estamos e para onde vamos?
- 13.9. Exercícios
- 13.10. Para saber mais
- 14. Matriz de Transformação Perspectiva
- 14.1. A transformação de projeção perspectiva
- 14.2. Projeção em um volume de visualização
- 14.3. Construção da matrix de transformação perspectiva
- 14.4. Volume de Visualização Canônico
- 14.5. Matriz de transformação perspectiva
- 14.6. Exemplos: mas será que isso funciona?
- 14.7. Onde estamos e para onde vamos?
- 14.8. Para saber mais
- 15. Desenhando em 3D com o WebGL
- 15.1. Desenho de um cubo, ainda sem perspectiva
- 15.2. Desenho de um cubo em 3D: 1a tentativa
- 15.3. 2a tentativa: usando a função lookAt()
- 15.4. 3a tentativa: usando a função perspective()
- 15.5. Animação do cubo em perspectiva
- 15.6. Desenho de uma esfera
- 15.7. Onde estamos e para onde vamos?
- 15.8. Para saber mais
- 16. Iluminação e Sombreamento
- 17. Mais sobre Iluminação e Sombreamento
- 18. Iluminação e sombreamento no WebGL
- 19. Mapeamento de textura
- 20. Mapeamento de texturas no WebGL
- 21. Sombras
- 22. Mapeamento de sombras no WebGL
- 23. Rastreamento de Raios (Ray Tracing)
- 24. Mais sobre ray tracing
- 25. Fractais
- 26. Rotação 3D e Quaternions
Apêndice#
Índice#
Introdução à Computação Gráfica com WebGL por Carlos Hitoshi Morimoto, está sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. |
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