Departamento de Ciência da Computação - IME - USP

Instalação do Code::Blocks no Mac OS X

Obs.: as instruções desta página foram testadas no sistema operacional OS X versão 10.9.2 (codename Mavericks). Se a versão do OS X do seu computador é diferente e você tiver problemas na instalação, informe no fórum de discussão geral.

Code::Blocks é um ambiente integrado de desenvolvimento para as linguagens C e C++. Ele é um "Free Software" (sob GNU General Public License). Isso significa, entre outras coisas, que ele pode ser distribuído e copiado à vontade.

Durante o andamento da disciplina você pode utilizar outro compilador se desejar, mas deve se certificar que os seus programas podem ser compilados pela versão disponível na página do Code::Blocks.

Depois de instalar o Code::Blocks veja a Aula Dirigida de Uso do Code::Blocks.

O vídeo abaixo, disponível também aqui mostra a execução de todos os passos que serão descritos a seguir. Se for difícil acompanhar os passos por conta do tamanho reduzido da janela abaixo, acesse o vídeo direto no site do vimeo e clique no botão HD para aumentar a definição do vídeo:


Pré-requisitos: antes de instalar o Code::Blocks

Os computadores da Apple possuem um ambiente de desenvolvimento próprio, chamado de Xcode. Apesar de ser uma excelente ferramenta de desenvolvimento de software, ela é sofisticada demais para ser utilizada em nosso curso.
 
O Code::Blocks é um ambiente mais simples, e portanto mais fácil de usar e de aprender que o Xcode. O Code::Blocks no entanto utiliza o compilador gcc que vem junto com o Xcode e, sendo assim, você vai precisar instalar o Xcode antes de rodar o Code::Blocks.
 
Por ocupar muito espaço, o Xcode em geral não vem instalado nos computadores da Apple. Para instalá-lo em seu computador, você deve acessar a App Store. Ao abrir o software da App Store, faça a busca por xcode e instale o pacote. Quando a instalação terminar você pode passar para a instalação do Code::Blocks.
 

Instalação do Code::Blocks no Mac OS X

  1. Faça o download do arquivo de instalação do Code::Blocksacessando esta página e clicando no link do Mac OS X na lista que aparece no início da página. Faça o download do arquivo que aparecerá no fim da página. No momento da escrita destas instruções a única versão disponível era a 13.12.

  2. Descompacte (geralmente basta dar dois cliques para que ele seja descompactado) o arquivo que você fez download no passo anterior, caso ele não tenha sido descompactado automaticamente ao término do download.

  3. Mova o arquivo descompactado no passo anterior (o arquivo de nome CodeBlocks) para a pasta Aplicativos. Assim o Code::Blocks estará disponível para ser executado.

  4. Abra a pasta Aplicativos e dê dois cliques no ícone do CodeBlocks. Se o sistema operacional impedir a abertura do arquivo com o aviso "CodeBlocks não pode ser aberto porque procede de um desenvolvedor não identificado", clique em OK na janela, abra as "Preferências do Sistema" e depois clique no ícone "Segurança e Privacidade". Lá, a informação de que o CodeBlocks não pode ser aberto estará exibida na parte de baixo da janela junto com um botão "Abrir Mesmo Assim". Clique no botão e logo depois será apresentada uma janela pedindo para confirmar a abertura do CodeBlocks. Clique no botão "Abrir" e espere o CodeBlocks abrir (vai demorar um pouco).

  5. Configurando o Code::Blocks

    1. Na primeira vez que você usar o Code::Blocks, o programa vai perguntar se você deseja utilizar o compilador default (no caso o GCC). Aceite essa opção clicando em Sim.

    2. Além da tela principal, o Code::Blocks oferece uma janela com "dicas" para melhor utilizar a ferramenta. Você pode fechá-la, ou minimizá-la, ou até mesmo explorar as dicas se desejar. Mas para configurar o Code::Blocks, clique em "Settings" e depois "Compiler", a partir da barra de menu do Code::Blocks.

    3. Selecione as seguintes 4 opções:

      • In C mode, support all ISO C90 programs. In C++ mode, remove GNU extensions that conflict with ISO C++ [-ansi]
      • Enable all common compiler warnings (overrides many other settings) [-Wall]
      • Enable warnings demanded by strict ISO C and ISO C++ [-pedantic]
      • Optimize even more (for speed) [-O2]
    4. Para a sua segurança, recomendamos também fazer o Code::Blocks salvar o seu trabalho periodicamente, clicando em Settings -> Environment -> Autosave e definindo um intervalo adequado, por exemplo, 10 minutos.

    5. Teste o Code::Blocks. Clique na sequência em:

      File -> New -> File -> C/C++ source -> Go -> C -> Next -> Escolha a pasta e defina o nome do arquivo -> Finish.
      
      Na nova aba que abrir para o seu arquivo escreva o código abaixo:
             #include <stdio.h> 
      
             int main() {
               printf("Hello world!\n");
               return 0;
             }
         
      Clique na sequência em:
          Build -> Build and Run.
          
      Ao fazer isso o seu programa será compilado e será executado em uma nova janela de terminal que será aberta. Talvez a janela seja aberta atrás da janela do Code::Blocks. Certifique-se de diminuir o tamanho da janela do Code::Blocks para procurar a janela com a exeução do seu programa. Assim está tudo ok com a instalação do Code::Blocks no seu computador :-)

    6. Agora você pode seguir a Aula Dirigida de Uso do Code::Blocks para aprender a usar a ferramenta.

    7.  

      Divirtam-se!


    Last modified: Mon May 19 21:19:03 BRT 2014