Departamento de Ciência da Computação - IME - USP

Como instalar Python em seu computador

Instalando usando Anaconda

Se a sua máquina é relativamente nova (tem menos de 3 anos) e tem espaço em disco sobrando (mais de 3 GB), recomendamos a instalação do Anaconda. Apesar de ocupar mais espaço, esse pacote é fácil de instalar e manter. Caso você não tenha muito espaço, você pode seguir uma das alternativas mais abaixo, usando o miniconda ou instalando Python direto na sua máquina.

O Anaconda é uma plataforma de software provida pela empresa Continuum que integra o Python com vários pacotes que podem ser úteis no desenvolvimento de aplicações científicas. Essa integração facilita a instalação e a manutenção desse software na sua máquina.

O Anaconda pode ser instalado em computadores rodando Windows, Mac OS X ou Linux. Certifique-se de baixar e instalar a versão do Anaconda apropriada para o seu computador, com Python 3.5 ou mais recente (maior que 3.5). Os arquivos de instalação estão disponíveis em https://www.continuum.io/downloads, bem como as instruções para instalação.

Além de pacotes como o Numpy, Scipy, e MatPlotLib, o Anaconda inclui também ferramentas que podem ajudar você a desenvolver os seus programas em Python, como o iPython (interactive Python) e o Spyder (um ambiente integrado de desenvolviment -- IDE -- para Python).

Se você está começando a aprender a programar, dê uma olhada nos seguintes vídeos:

Instalando usando miniconda

A instalação do miniconda requer cerca de 400 MB. Além do interpretador Python e o ambiente de desenvolvimento IDLE, miniconda instala também o conda, que ajuda você a gerenciar a instalação e manutenção de outros pacotes do Python. Clique aqui para ver uma rápida introdução ao conda, e assim poder instalar outros pacotes Python. Após instalar o miniconda você pode testar a sua instalação da seguinte maneira:

Instalando usando python.org

Você pode instalar apenas o Python 3.x seguindo as instruções abaixo, dependendo do tipo do seu computador.

Nesse caso, você via precisar gerenciar os pacotes do Python manualmente, ou usando outras ferramentas como pip, easyinstall etc. Para testar a sua instalação: