Prefácio à Edição Interativa

por Brad Miller e David Ranum

Há muitos livros disponíveis se você quer aprender a programar em Python. De fato, escrevemos alguns deles nós mesmos. No entanto, nenhum dos livros são como esse aqui.

Programação não é um “esporte de espectador”. É algo que você faz, algo que você participa. Faz sentido, portanto, que o livro que você usa para aprender a programar lhe permita ser ativo. Esse é o nosso objetivo.

Este livro destina-se a lhe fornecer uma experiência interativa enquanto você aprende a programar em Python. Você pode ler o texto, assistir a vídeos, e escrever e executar código Python. Além de simplesmente executar código, há uma ferramenta especial chamada ‘codelens’ que lhe permite controlar o fluxo de execução para que você possa obter uma melhor compreensão de como o programa funciona.

Nós tentamos usar diferentes técnicas de apresentação onde elas são mais adequadas. Em outras palavras, às vezes pode ser melhor ler a descrição de alguns aspectos do Python. Em uma outra ocasião, pode ser melhor executar um pequeno programa exemplo. Muitas vezes, nós lhe damos muitas opções diferentes para cobrir o material. Nossa esperança é que o seu entendimento será reforçado porque você é capaz de experimenta-lo em mais de uma maneira.

Para que fazer o log in?

Esta edição do livro está hospedado como um Google App Engine App. A razão é que, para dins de ensino queremos que nossos alunos sejam capazes de salvar seu trabalho em um navegador no laboratório e voltar ao trabalho quando ele estiver em sua casa ou outro laboratório. Também queríamos que os alunos fossem capazes de entregar lições de casa para serem avaliados. Se você é um professor e deseja obter acesso à interface de avaliação entre em contato com Brad Miller. Você não precisa fazer o login para usar as ferramentas do livro, mas se você optar por fazer o login com qualquer conta de gmail você poderá salvar seu trabalho.

Como Contribuir

Nós convidamos você a participar do nosso projeto de código aberto. Por favor, visite a nossa página web para obter mais informações sobre como obter o fonte: Runestone Interativo

Agradecimentos

Este livro interativo é um triunfo do código aberto. Não apenas fomos sustentados pelos ombros de Jeffrey Elkner et. al. como ponto de partida para a prosa, mas os recursos interativos deste livro também fazer uso de software de código aberto. Somos gratos a Scott Graham (skulpt.org), por seu interpretador Python de código aberto escrito em Javascript. Além disso, estamos em débito a Philip Guo (https://github.com/pgbovine/OnlinePythonTutor/) pelo tutor de Python online, que forma a base para o Codelens.

Gostaríamos também de agradecer o projeto Sphinx por sua bela obra na criação de um sistema de documentação que nos permite concentrar na escrita ao invés de intermináveis horas de codificação em JavaScript e HTML. Em particular, sem a arquitetura de extensão do Sphinx o projeto deste livro não teria decolado.

You have attempted of activities on this page