Glossário

caso básico

Um ramo da instrução condicional em uma função recursiva que não dá origem a novas chamadas recursivas.

tipo de dado imutável

Um tipo de dado que não pode ser modificado. Atribuições a elementos ou fatias de tipos imutáveis causam um erro de execução.

recursão infinita

Uma função que chama a si mesma de forma recursiva, sem nunca atingir o caso básico. Eventualmente, uma recursão infinita causa um erro de execução.

tipo de dado mutável

Um tipo de dado que pode ser modificado. Todos os tipos mutáveis são tipos compostos. As listas e dicionários (ver próximo capítulo) são tipos de dados mutáveis. Strings e tuplas não são.

recursão

O processo de chamar a função que já está em execução.

chamada recursiva

O comando que chama uma função já em execução. A recursão pode mesmo ser indireta — função f pode chamar g que chama h, e h poderia fazer uma chamada de volta para f.

definição recursiva

Uma definição que define algo em termos de si mesmo. Para ser útil ele deve incluir casos básicos que não são recursivos. Desta maneira difere de uma definição circular. Definições recursivas muitas vezes fornecem uma maneira elegante de expressar estruturas de dados complexas.

Exercícios de programação

  1. Escreva uma função recursiva que calcula o fatorial de um número.

  2. Escreva uma função recursiva para inverter uma lista.

  3. Modifique o programa de árvore recursiva utilizando algumas (ou todas) das seguintes idéias:

    • Modifique a espessura dos ramos de modo que à medida que branchLen fica menor, a linha fica mais fina.

    • Modifique a cor dos ramos de modo que quando branchLen ficar muito curto ele seja colorido como uma folha.

    • Modifique o ângulo utilizado para virar a tartaruga para que em cada ramo de bifurcação o ângulo seja selecionado aleatoriamente dentro de algum intervalo. Por exemplo, experimente o intervalo entre 15 e 45 graus. Modifique esses valores até encontrar algo que pareça bom.

    • Modifique o branchLen recursivamente, de modo que em vez de sempre subtrair a mesma quantidade, subtraia uma quantidade aleatória dentro de algum intervalo.

    Se você implementar todas as idéias acima, você vai obter desenhos mais realistas de árvores.

  4. Encontre ou invente um algoritmo para desenhar uma montanha fractal. Dica: uma maneira possível é usar triângulos novamente.

  5. Escreva uma função recursiva que calcula a sequência de Fibonacci. Como o desempenho dessa função recursiva se compara à da função iterativa?

  6. Usando o módulo gráfico turtle, escreva um programa recursivo para desenhar a curva de Hilbert.

  7. Usando o módulo gráfico turtle, escreva um programa recursivo para desenhar o floco de neve de Koch.

You have attempted of activities on this page