Configurando Ubuntu para Desenvolvimento em Python

Nota: as instruções a seguir supõem que você está conectado a Internet e que você tem os repositórios de pacotes main e universe``habilitados.  É suposto que todos os shells de comandos unix são executados a partir do se *home directory* ($HOME). Finalmente, todo comando que começa dom ``sudo supõe que você tem poderes de administrador do seu computador. Se você não tem — por favor peça ao administrador para instalar os programas necessários.

A seguir estão instruções para configurar o ambiente do Ubuntu 9.10 (Karmic) para usar com este livro (N.d.T. mais recente do Ubuntu é 14.10 (Utopic)). Eu uso Ubuntu GNU/Linux para ambos desenvolvimento e teste deste livro, logo este é apena o sistema sobre o qual eu posso pessoalmente responder questões sobre configuração.

No espírito de software livre e colaboração aberta, por favor, contacte-me se se você desejar manter um apêndice similar para o seu sistema favorito. Eu ficarei mais do que feliz em colocar um link para ele no projeto do livro aberto (Open Book Project), contanto que você concorde em responder algumas questões de retorno em relação a ele.

Obrigado!

Governor’s Career and Technical Academy in Arlington
Arlington, Virginia

Vim

Vim pode ser usado muito efetivamente para o desenvolvimento de programas em Python, mas Ubuntu vem apenas com o pacote vim-tiny instalado por default, assim ele não suporta o sistema de coloração ou auto tabulação do programa.

Para usar Vim, faça o seguinte:

  1. Na linha de comando do prompt do unix execute:

    $ sudo apt-get install vim-gnome
    

#. Crie um arquivo em seu diretório (home directory) chamado .vimrc que contém:

syntax enable
filetype indent on
set et
set sw=4
set smarttab
map <f2> :w\|!python %

Quando você editar um arquivo com a extensão .py, você agora texto colorido de acordo com a sintaxe e tabulação automática. Pressionando a tecla isso deve executar o seu programa, e voltar ao editor quando o programa terminar a sua execu,cão.

Para aprender a usar vim, execute o seguinte comando no prompt do shell do unix:

$ vimtutor

GASP

Vários estudos de caso usam GASP (Graphics API for Students for Python), que é a única biblioteca adicional necessária para usar este livro.

Para instalar GASP no Ubuntu 9.04 (Jaunty) ou versões mais recentes, execute o seguinte comando no prompt do shell do unix:

$ sudo apt-get install python-gasp

ou use o administrador de pacotes synaptic.

Getting GASP from Launchpad

Para instalar a última versão do GASP no seu diretório (home directory), execute os comandos a seguir na linha do prompt do unix:

$ sudo apt-get install bzr
$ bzr branch lp:gasp-code

Ambiente $HOME

O que está a seguir cria um ambiente útil no seu diretório para acrescentar suas próprias bibliotecas em Python e scripts executáveis:

  1. Na linha de comando do prompt do unix em seu diretório, crie os subdiretórios bin e lib/python executando os seguintes comandos:

    $ mkdir bin lib
    $ mkdir lib/python
    
  1. Acrescente a linhas a seguir no final do arquivo .bashrc que está no seu diretório:

    PYTHONPATH=$HOME/lib/python
    EDITOR=vim
    
    export PYTHONPATH EDITOR
    

    This will set your prefered editor to Vim, add your own lib/python subdirectory for your Python libraries to your Python path, and add your own bin directory as a place to put executable scripts. You need to logout and log back in before your local bin directory will be in your search path.

Making a python script executable and runnable from anywhere

On unix systems, Python scripts can be made executable using the following process:

  1. Add this line as the first line in the script:

    #!/usr/bin/env python
    
  2. At the unix command prompt, type the following to make myscript.py executable:

    $ chmod +x myscript.py
    
  3. Move myscript.py into your bin directory, and it will be runnable from anywhere.

You have attempted of activities on this page