3.19. Listas

Ao longo da discussão das estruturas básicas de dados, usamos as listas do Python para implementar os tipos abstratos de dados apresentados. A lista (list) é uma mecanismo de coleção de itens poderoso, porém simples, que fornece ao programador com uma ampla variedade de operações. No entanto, nem toda linguagem de programação incluem uma coleção de listas nativa. Nestes casos, a noção de lista deve ser implementada pelo programador.

Uma lista é uma coleção de itens em que cada item tem uma posição relativa em relação aos outros. Mais especificamente, nos referiremos este tipo de lista como uma lista desordenada. Podemos considerar que a lista possui um primeiro item, um segundo item, um terceiro item e assim por diante. Nós também podemos no referirmos ao início da lista (o primeiro item) ou ao final da lista (o último item). Por simplicidade, vamos supor que as listas não podem conter itens duplicados.

Por exemplo, a coleção dos inteiros 54, 26, 93, 17, 77 e 31 pode representar uma lista simples e desordenada de pontuações de um exame. Note que nós os escrevemos como valores delimitados por vírgula, uma maneira comum de mostrar uma estrutura lista. Claro, o Python mostraria essa lista como :math:’[54, 26, 93, 17, 77, 31]`.

Next Section - 3.20. Tipo Abstrato de Dados Lista desordenada