Prefácio à terceira edição

por Jeffrey Elkner

A edição local de Rhodes (RLE)

por Peter Wentworth

Uma palavra de agradecimento …

Mudamos de Java para Python em nossos cursos introdutórios há um ano atrás e até agora pensamos que os resultados são positivos. Mais, o tempo dirá.

Este livro foi um grande ponto de partida para nós, especialmente por causa da permissão liberal para mudar as coisas. Ter nossas próprios notas de aula internas ou folhetos nos permite adaptar e ficar atualizados, reorganizar, ver o que funciona, e nos dá agilidade. Nós também podemos garantir que todos os alunos do curso recebam uma cópia das apostilas — algo que não acontece sempre ao prescrever livros caros em um país em desenvolvimento ou do terceiro mundo.

Muito obrigado a todos os contribuintes e os autores por tornar público o seu árduo trabalho, disponibilizando-o à comunidade Python e aos nossos alunos.

Um colega e amigo, Peter Warren, uma vez fez a observação de que um curso introdutório de programação é tanto sobre o ambiente quanto sobre a linguagem de programação.

Eu sou um grande fã de IDEs (Integrated Development Environments — ambientes de desenvolvimento integrado). Eu quero que a ajuda seja integrada no meu editor, como um cidadão de primeira classe, disponível ao simples toque de um botão. Quero que a sintaxe seja destacada. Quero que os comandos sejam verificadas imediatamente e que as palavras sejam completadas automaticamente de forma sensata.

Eu gosto particularmente de ter um depurador de programa passo-a-passo com breakpoints e com inspeção de código embutido. Estamos tentando construir um modelo conceitual de execução de programas na mente do aluno, por isso eu acho mais útil para o ensino ter as variáveis e a pilha de chamadas explicitamente visíveis, e de ser capaz de inspecionar imediatamente o resultado da execução de um comando.

Minha filosofia, então, é não olhar para uma linguagem para ensinar, mas para procurar por uma combinação de IDE e de linguagem que venham empacotadas juntas e avaliadas como um todo.

Eu fiz algumas alterações bastante profundas no livro original para refletir isso (e vários outros pontos de vista que sustento), e eu não tenho nenhuma dúvida de que mais alterações seguirão se chegarmos às versões 2, 3 ou 4 do RLE.

Aqui estão algumas das principais coisas que abordei de forma diferente:

You have attempted of activities on this page