Os cursos intermediários de computação são voltados para alunos que passaram por um dos cursos de introdução e já se sintam confortáveis com uma linguagem de programação o suficiente para escrever soluções para problemas computacionais simples, ou seja, esse material é para alunos que desejam continuar aprendendo computação, após um curso introdutório.
Pré requisitos: os cursos intermediários assumem que você tenha alguma experiência na resolução de problemas computacionais. Em particular, espera-se que o aluno ou aluna possua as seguintes habilidades:
Os materiais a seguir estão organizados segundo a linguagem de programação utilizada.
Se você já programou em alguma linguagem de programação estruturada como C, C++ ou Java, você vai notar que a sintaxe de programas em Python é bastante similar e não deve sentir grandes dificuldades para acompanhar esses textos. Mesmo assim, recomendamos a leitura de algum dos materiais introdutórios em Python para que você entenda a estrutura de programas (uso de tabulação e funções), que as variáveis não precisam ser declaradas e a sintaxe dos comandos básicos de entrada e saída, seleção, repetição, conversão de tipos, e operações básicas com strings, listas, e lista de listas.
Se você já programou em alguma linguagem de programação estruturada como Java ou Python, você vai notar que a sintaxe de programas em C é bastante similar e não deve sentir grandes dificuldades para acompanhar esses textos. Mesmo assim, recomendamos a leitura de algum dos materiais introdutórios em C para que você entenda a estrutura de programas em C (definição de blocos e funções), que as variáveis precisam ser declaradas e a sintaxe dos comandos básicos de entrada e saída, seleção, repetição, conversão de tipos, e operações básicas com vetores, matrizes e strings.
Esse material deu origem ao livro: Algoritmos em linguagem C.