1.8. Laboratório: Como instalar Python em seu computador

O desenvolvimento do raciocínio computacional requer muita prática. Para isso, cada capítulo traz uma seção de exercícios em laboratório que você deve realizar utilizando um computador para praticar. Nesse primeiro capítulo, vamos ajudar você a arrumar o seu ambiente de programação e testá-lo, para que você possa fazer os exercícios de laboratório dos próximos capítulos. A instalação também é um bom exercício inicial para as alunas e alunos sem prévia experiência com computadores e serve para que eles e elas comecem a se habituar com o uso de computadores e das ferramentas de desenvolvimento de programas que serão utilizadas nos exercícios.

1.8.1. Instalando o Python

Vamos utilizar a distribuição Anaconda (Wikipedia) que reúne várias ferramentas úteis para programação científica e ciência de dados. Como historicamente a maioria de nossas alunas e alunos costumam utilizar um computador com o sistema operacional Windows, as instruções a seguir são voltadas para essa plataforma. Caso você use um outro sistema operacional, como Linux ou MacOS, você pode seguir as instruções específicas para o seu sistema na página de instalação da Anaconda.

../_images/anaconda_pagina_inicial.png

Página inicial da distribuição Anaconda.

Antes de instalar, é preciso baixar os programas da distribuição ` Anaconda <https://en.wikipedia.org/wiki/Anaconda_(Python_distribution)>`__. Para isso, no seu navegador favorito, Firefox, Chrome, Edge, …, siga para a página de download da Anaconda https://www.anaconda.com/distribution). Dependendo do seu navegador ou da versão do seu navegados, as mensagens apresentadas podem ser diferentes das mostradas nas imagens a seguir. Sugerimos ainda que você salve o arquivo para evitar fazer o download novamente caso algo de errado aconteça durante a instalação ;-).

Inicialmente clique no botão Download para baixar o programa instalador da distribuição da Anaconda, que contém o Python e outros programas que serão úteis no futuro.

../_images/anaconda_inicio.png

Clique no botão Download.

Em seguida, selecione a distribuição para o seu sistema, Windows, MacOS ou Linux. No nosso exemplo selecionamos Windows.

../_images/anaconda_sistemas.png

Em Windows clique em 64-Bit Graphical Installer (457 MB).

O tempo gasto para baixar o instalador junto com os demais programas da Anaconda depende da velocidade da sua conexão e pode demorar alguns minutos. Vá tomar um café. Em geral, os navegadores apresentam quanto já foi baixado ou uma estimativa do tempo que resta para finalizar o processo. A imagem a seguir mostra o início do processo no Chrome. no canto inferior esquerdo mostra que foram baixados 2.7 MB de 457 MB.

../_images/anaconda_downloading.png

Arquivo de instalação anaconda3-2020.11-Windows-x86_64.exe sendo baixado pelo Chrome.

Depois que terminar de baixar, clique no arquivo que foi baixado para executar que o instalador comece a trabalhar. A imagem a seguir mostra a janela de execução exibida pelo Firefox.

../_images/anaconda_mozilla.png

Janela de execução do anaconda3-2020.11-Windows-x86_64.exe no Firefox.

Deste ponto você passará a se comunicar com o programa instalador. Siga as opções sugeridas pelo instalador.

Na janela de boas-bindas apresentada pelo instalador, clique em Next.

../_images/anaconda_boas_vindas.png

Boas-vindas do instalador.

Para prosseguir é necessário que estejamos de acordo com os termos da licença da Anaconda, clique em I agree.

../_images/anaconda_licenca.png

Licença da Anaconda.

Agora chegou o momento de selecionarmos o tipo da instalação. Siga a recomendação do instalador para instalar apenas para vocês, selecione Just me (recommended) e clique em Next.

../_images/anaconda_tipos_instalacao.png

Tipos de instalação.

Desta vez o instalador está recomendando o nome da pasta em que a Anaconda será instalada. Sugerimos que você aceite a recomendação do instalador e clique em Next. Para selecionar uma outra localização, clique em Browser, navegue pelo seu computador a procura da pasta destino. Depois de escolher o nome da pasta, clique em Next.

../_images/anaconda_destino.png

Pasta em que a Anaconda será instalada.

A recomendação agora é que o Python 3.8 da Anaconda ser o Python usado pelo seu computador. Clique em Intall para que a instalação ser iniciada.

../_images/anaconda_opcoes.png

Opções avançadas.

A instalação pode demorar alguns minutos. Vá tomar outro café. Ao final, quando a instalação o processo de instalação tiver sido completado, o instalador apresentará a janela abaixo. Clique em Next.

../_images/anaconda_complete.png

Janela mostrando que a instalação está completa.

Pronto! O instalador fará mais algumas recomendações de programas a serem instalações. Você pode continuar a clicar em Next até fechar o instalador da Anaconda.

../_images/anaconda_jupyter.png

Mais recomendações do instalador.

O instalador agradece, dá mais alguma dicas de informações para serem examinadas mais tarde. Clique em Finish para terminar. Ufa!

../_images/anaconda_finish.png

Mais dicas do instalador.

1.8.2. Teste a sua instalação usando o Anaconda Prompt e o IPython

Clique na barra de pesquisa do Windows e digite Anaconda Prompt. Dentre as primeiras opções deve estar o Anaconda Prompt (Anaconda 3) que você acabou de instalar, como é mostrado na imagem abaixo.

../_images/anaconda.pesquisa.png

Procura pelo Anaconda prompt

Clique nessa opção Anaconda Prompt para abrir uma janela como a mostrada na imagem abaixo. Essa janela é comumente chamada de terminal ou shell da Anaconda.

../_images/anaconda_shell.png

Terminal ou shell da Anaconda.

No terminal, digite ipython para abrir o IPython (Interactive Python interpreter). O IPython é um outro terminal ou shell que permite você interativamente execute comandos em Python.

../_images/anaconda_ipython_prompt.png

Terminal ou shell do IPython logo após ter sido iniciado.

Após iniciar o IPython o programa apresentará, além de outras informação, o seu prompt deixando claro que está preparado ou pronto para receber comandos a serem interpretados. Na imagem acima o prompt é o texto In [1]:. A palavra interativamente significa para cada comando digitado o IPython apresentará imediatamente uma resposta. O IPython é muito útil para testar o comportamento de comandos e também serve como uma calculadora. Por exemplo, digitando a expressão 2 + 2 ou qualquer operação aritmética que desejar, seguida por ENTER o resultado é o apresentado na próxima imagem.

../_images/anaconda_ipython_soma.png

Resultado da operação 2 + 2 no IPython.

Após mostrar a resposta Out [1]: 4 para In [1]: 2 + 2, o IPython exibe novamente o seu prompt, avisando que está preparado para a próxima tarefa. Como essa será a segunda tarefa desta sessão, o novo prompt que o IPython exibirá é In [2]:. É esse o comportamento de um terminal ou um shell. Toda vez que você digita algo após o prompt do IPython e em seguida tecla ENTER, o novo comando será interpretado e a resposta ou resultado do comando será apresentada.

Se você enviar um comado incorreto ou incompleto, como 2 * seguido de ENTER, o IPython como todo bom terminal, exibirá uma mensagem avisando do erro.

../_images/anaconda_ipython_erro.png

Erro resultante de 2 * no IPython.

No caso a mensagem é SyntaxError: invalid sintax, que indica que o comando foi escrito de forma errada e que, portanto, não foi compreendido. .. Note que é importante você não inserir espaços em branco ou tabs no início da linha para evitar erros de sintaxe (veremos mais tarde a razão). Para interpretar os comandos, o IPython é diretamente auxiliado pelo Python. O IPython trabalha, digamos, como um garçon que leva os pedidos feitos pelos clientes para que a chefe de cozinha Python prepare os pratos. Se a chefe Python não entende algum pedido, diz isso ao garçon IPython que por sua vez avisará o cliente sobre o pedido incompreensível.

Exploraremos muito mais o IPython e o seu modo interativo como uma calculadora no laboratório do próximo capítulo.

Você já fez das atividades dessa página