3.13. Onde chegamos e para onde vamos?

Nesse capítulo vimos que é muito importante especificar os tipos de dados de entrada e saída para que os programas possam se comunicar.

Vimos como usar variáveis para poder ter acesso a esses dados e também armazenar valores intermediários necessários para o processamento dos dados.

Os programas que vamos desenvolver nesse curso devem ser executados em um terminal e a interação com o usuário será por meio de mensagens de texto, usando a função de entrada de texto input() e a de saída print().

Como essas funções só trabalham com textos (strings), muitas vezes é necessário transformar as strings em outros tipos de dados mais apropriados à aplicação, usando as funções de conversão de tipos como int(), float() e bool().

O comando de atribuição, usado para criar e modificar os valores associados a variáveis, é um dos conceitos mais fundamentais desse capítulo. Pelo símbolo utilizado, é muito importante não confundir esse comando com “igualdade”.

O próximo capitulo introduz outro conceito fundamental, ainda bastante ligado à lógica matemática, e que vai nos permitir tratar problemas bem mais complexos que os vistos até aqui.

Você já fez das atividades dessa página