2.1. Introdução

" Não basta possuir uma mente boa:
o principal é usá-la bem. "

René Descartes

A lógica e aritmética são fundamentos para o pensamento computacional. Vamos iniciar esse capítulo com uma breve revisão de operadores aritméticas e suas propriedades e gostaríamos de chamar a sua atenção para que você observe como o computador resolve expressões aritméticas.

Cada um de nós pensa de uma forma diferente (ufa!). Por exemplo, sabemos que há várias maneiras distintas de calcular o resultado de uma expressão como (2+3)*4/2, sendo todas elas corretas no sentido de alcançar o mesmo resultado numérico. Por exemplo, podemos primeiro resolver a divisão 4/2 e depois a soma 2+3 que está entre parênteses, ou vice-versa, calculando primeiro a soma e depois a divisão.

No caso de um computador, gostaríamos de frisar desde já que ele sempre realiza os cálculos da mesma maneira, de forma previsível e determinística, um operador de cada vez. Esse é um conceito importante pois a ordem de aplicação desses operadores altera o resultado e aprender a pensar nessa ordem nos ajuda a desenvolver um raciocínio lógico que vamos explorar na computação. Além de expressões aritméticas, vamos aprender também a escrever e prever os resultados de expressões lógicas e relacionais.

Spoiler Alert!

O laboratório desse capítulo mostra como utilizar o iPython, um terminal que aceita comandos em Python. Ao longo do capítulo, vamos usar a ferramenta CodeLens para mostrar o resultado de expressões usando a função print() do Python.

Você já fez das atividades dessa página