2.9. Laboratório: iPython

Para realizar esse laboratório, você vai precisar de um computador com Python instalado. Vamos assumir que você tenha seguido corretamente e com sucesso as instruções de instalação do laboratório do capítulo anterior.

Para abrir um terminal no Windows, clique na barra de pesquisa do Windows e digite Anaconda Prompt. Dentre as primeiras opções deve estar a “Anaconda Prompt (Anaconda 3)”.

Ao clicar na opção “Anaconda Prompt” o seu computador deve abrir uma janela que chamamos de terminal. No terminal, digite “ipython” para começar a executar o programa iPython.

O iPython é outro terminal (ou shell) que nos permite interagir diretamente com o interpretador Python, ou seja, podemos digitar comandos em Python diretamente na linha de comando do terminal que contém o prompt do iPython como ilustrado abaixo:

In [1]:

O número entre colchetes indica o número de comandos que você digitou até agora. Experimente digitar alguns dos programas que vimos nesse capítulo, como:

In [1]: print( '2 + 3 * 4 = ', 2 + 3 * 4 )
2 + 3 * 4 =  14

In [2]:

Observe que a função print() é executada, imprimindo a mensagem resultante na linha seguinte ao comando e, ao terminar de executar o comando, o terminal exibe um novo prompt, indicando que está pronto para receber outro comando.

O iPython é muito útil para testar um comando quando você não tiver certeza de como ele funciona e também serve como uma calculadora. Por exemplo, digite a expressão: 2 + 2, ou qualquer operação que desejar, e em seguida tecle ENTER para ver o resultado.

In [2]: 2 + 3 * 4
Out[2]: 14

In [3]: print(2 + 3 * 4)
14

In [4]:

Para entender o que está acontecendo, toda vez que você teclar ENTER você está enviando ao iPython um comando, para que ele o interprete e execute. Ao executar uma expressão como na linha In [2], a expressão retorna o valor 14 e esses resultados podem ser reutilizados depois.

No caso da print() na linha In [3], essa função imprime a mensagem 14 mas não tem um valor que pode ser reutilizado e, por isso, o iPython não mostra um Out[3]. Vamos voltar a discutir esse comportamento após conhecer melhor outros recursos da linguagem Python. Por hora, vamos apenas nos limitar às expressões lógicas, relacionais e aritméticas que vimos nesse capítulo.

Experimente escrever expressões no iPython (lembrando de pensar antes de clicar) para treinar seus conhecimentos. Provavelmente você vai encontrar situações que pareçam ambíguas no início e, nesses casos, sugerimos que você utilize o iPython para verificar qual o comportamento do Python nessas situações.

Experimente também criar expressões incorretas, como:

In [4]: 2 + 3 * 4 %
  File "<ipython-input-10-31d0386dedc1>", line 1
    2 + 3 * 4 %
              ^
SyntaxError: invalid syntax

Nesse caso, ele tenta resolver a expressão até encontrar um erro ao tentar executar o operador %. Observe que o iPython tenta indicar exatamente onde o erro de sintaxe aconteceu na linha que contém o símbolo ‘^’.

O iPython é uma das ferramentas que estão integradas ao IDE Spyder, como veremos no próximo laboratório.

Você já fez das atividades dessa página